quinta-feira, setembro 05, 2013

O novo blogue de Pedro Mexia, O MALPARADO, http://omalparado.blogspot.pt/: 'um malparado carregadinho de goodwill', chamei-lhe eu na minha galeria aqui ao lado


Em boa hora Os Canhões de Navarone ribombaram com a grande nova desta rentrée da blogosfera: Pedro Mexia regressou. 


Há, então, este novo espaço: o Malparado, salvo erro o sexto blogue de Pedro Mexia (ao escrever no google "novo blog de Pedro Mexia" fui parar a uma entrevista através da qual fiquei a saber que já foi autor ou co-autor de outros cinco blogues). 


Claro está que não acompanhei a evolução mas era leitora assídua do Lei Seca e, também, leitora da ponta final do Estado Civil.



Pedro Mexia - o Papa da blogosfera portuguesa


(será que esta do 'Papa' é disparatada neste contexto...?)
Há quem plante árvores, escreva livros e faça filhos e, dessa forma, atinja o estatuto de homem. 

[Eu só não sou um homem porque ainda não escrevi nenhum livro (mas ainda não perdi a esperança)].

Sobre a vida pessoal de Pedro Mexia nada sei mas acho que ser autor de blogues, e em especial de blogues com a qualidade dos dele (e falo pelo que conheço) deve contar para aquela contabilidade.







O nome do novo blogue é ambíguo e essa ambiguidade é explorada logo na entrada. Se, por um lado, malparado remete para a crise financeira que tem devastado o mundo ocidental - em que o sistema financeiro ruíu em parte devido a volumes incomportáveis de crédito malparado -, por outro, a imagem do blogue mostra-nos um carro mal parado, divertidamente estacionado em cima dos outros, um carro em que o motorista, se fez isto, deve ser gauche na vida (tal como imagino que Mexia se veja a ele próprio). Há ainda as falas de Estragon e Vladimir, em que ambos simulam que vão a um lado, não indo a lado nenhum  - e, uma vez mais, as situações equívocas (em que as palavras não acompanham os actos), situações tão caras na escrita de Pedro Mexia.

Ou seja, em três tempos entramos no mundo elíptico e aberto de Pedro Mexia, um ser racional e bem humorado que se movimenta como poucos entre alusões e espaços topológicos não convencionais. 

Tendo eu já aqui, no Um Jeito Manso, escrito tantas vezes sobre a forma como Pedro Mexia escreve, que me agrada bastante, só posso ficar contente com este seu regresso. Tomara que ele arranje vagar para ir alimentando com regularidade este seu Malparado, coisa que os seus leitores agradecerão. 

3 comentários:

  1. A inteligência da direita que possui o tal "goodwill" e, obviamente, nada tem a ver com a "intelligentsia" ultradireitista dos escriturários Lomba, Ramos, Raposo, Gonçalves, etc.

    ResponderEliminar
  2. Como sabe Pedro Mexia é um dos homens mais belos da minha Galeria de homens belos e inteligentes de 2013. No Governo Sombra ao lado de um sinistro de óculos e barba, parece um Príncipe Encantado. Vou consultar o Blogue dele. Já posso mandar colagens?

    ResponderEliminar
  3. já não tenho idade para surfista...Acho-o um pouco vago,tipo ( com um simples lenço preto...nunca me comprometo).Mas naquele governo, é o mais competente ! Os outros nem disfarçam ,para quem fazem o frete...

    ResponderEliminar