quinta-feira, outubro 04, 2012

Vítor Gaspar faz de conta que isto não é um falhanço colossal da política do Governo de Passos Coelho (mas é!!!!) e lança novo ataque brutal aos portugueses através de um 'enorme' aumento da carga fiscal: mais do que um roubo através dos impostos que aumentam de forma tresloucada, isto já é uma ameaça de devorar a nossa carne em vida. Será que vamos ficar como o búfalo que, passivamente, se deixa comer vivo? E outra pergunta: e agora Paulo Portas? Acha democrático e cristão o que está a ser feito aos portugueses (com a sua conivência)? - TEXTO REVISTO E AUMENTADO


O filme abaixo impressiona e não deve ser visto por pessoas mais sensíveis. O que se vê é uma imagem que pode vir a ser a nossa se consentirmos na continuação deste logro, desta governação ilegítima.

Algum dos membros do actual Governo foi eleito para fazer isto? Não, que eu saiba.

Por um qualquer misterioso motivo, nas últimas legislativas houve quem achasse que esta gente era a melhor alternativa e lhes desse o seu voto. Estes eleitores foram enganados. Quem elegeu esta tropa fandanga, não os elegeu para nada disto. Esta gente está a correr por conta própria.

É que nem o programa da troika eles estão a seguir, já que não cumprem o que estava previsto do lado da reforma do aparelho de Estado e, por outro, estão a ultrapassá-lo à bruta pelo lado da receita. E, claro, o que se poderia esperar deste disparate? Um tremendo desequilíbrio, claro!

Falham, falham sistematicamente. De cada vez que tomam uma decisão, tomam uma decisão errada. Estão a destruir o País a um ritmo assustador e irreversível. 

A conferência de imprensa de ontem às 3 da tarde de Vítor Gaspar poderia ser uma cena cómica. Tudo o que ele diz é ridículo, é absurdo, é disparatado, é de gargalhada. É mal fundamentado, incompleto, uma afronta e a conversa chega a ser infantilóide de tão mal articulada. 

Mas pior que tudo: todas as medidas anunciadas são tiros nos pés, no peito, na cabeça dos portugueses, é cavar uma vala comum para atirar lá para dentro os que forem sucumbindo.

Se o que ele anunciou for seguido, na prática o que vai acontecer é que o Governo vai secar a economia, vai retirar o dinheiro de circulação.

Ouvi ontem à noite Nicolau Santos na SIC N dizer que, no Expresso, fizeram as contas e que, no mínimo, vão ser retirados dez mil milhões de euros às famílias. Isto é uma coisa fatal para uma economia tão frágil como a portuguesa.

Ao pretender efectuar um brutal agravamento convergente de impostos (IRS, IMI, IRC, juros de depósitos, etc) o que vai acontecer, na prática, é que os rendimentos líquidos vão levar um corte tão brutal que a economia não vai conseguir resistir e, como num corpo moribundo, tudo vai começar a entrar em falência. Daí que o desemprego vá continuar a crescer - quando qualquer pessoa com dois dedos de cabeça deveria saber que um desemprego desta dimensão é explosivo quer do ponto de vista social, quer dos pontos de vista económico e financeiro. E é um drama humano, senhores!

Em toda a parte é a classe média e a classe média alta que mantêm a funcionar os motores da economia pois daí vem grande parte do dinheiro que paga o comércio, a restauração, que paga escolas privadas, que paga o turismo interno, que gera alguma poupança (que é indispensável ao sistema financeiro), etc. Ao despedaçar a classe média e média-alta, o grupelho Passos Coelho-Gaspar-Borges-Moedas-Portas-Relvas-e outros o que faz é paralisar a economia, é destruir Portugal. E como, ao mesmo tempo, vendem as empresas ao desbarato, não vai ficar pedra sobre pedra.

Em simultâneo aquele sujeito sinistro, o Gaspar-não-acerta-uma, que parece que está a gozar com a nossa cara tamanho é o desplante que demonstra, diz que, em cima disto, vai cortar ainda nas prestações sociais, na educação, na saúde e na segurança. Ou seja, primeiro mata e, a seguir, esfola. Sinistro, sinistro.

Sobre o IMI: vai disparar sem limites, são levantados os tectos que majoravam os aumentos. A factura vai ser insuportável.

Sobre o IRS: pagam-no os de sempre, os que não têm como fugir, os que trabalham por conta de outrem, porque as profissões liberais, ao que parece, continuam protegidas e, quem é rico a sério, já pôs o dinheiro a bom recato, em offshores, na Suiça, onde calhar.

No IRS, aqueles que conseguiram ascender a lugares melhores remunerados, vão receber menos de 35% do seu ordenado (entre os 11% da TSU, e o IRS que pode ir aos 54,5% - ao valor que já era escandaloso, soma-se agora a sobretaxa, mais o agravamento, mais a taxa de solidariedade - ou seja, chega-se a cerca de 65% de descontos, ou seja cerca de 8 meses a trabalhar para entregar aos desmandos do Passos Coelho e Gaspar, um roubo inaceitável). Se aos 8 meses que resultam directamente do IRS, somarmos o que resulta do IVA e do IMI, constataremos que praticamente andamos a trabalhar para nada. Claro que isto é para quem ganha mais porque, para os dos escalões intermédios, não será este esfaqueamento a sangue frio mas quase, até porque, em valores absolutos, ganham menos.

Na conferência de imprensa aquela criatura sinistra disse, com aquele palavreado entre o etéreo e o alucinado, que as coisas têm estado a correr bem ao Governo. Uma das bandeiras é a melhoria do rácio importações/exportações. E eu ouço alguns comentadores a irem atrás disto...! Que estupidez, senhores! Importa-se menos, sim, porque o consumo caíu brutalmente e porque os investimentos estão parados, ou seja, porque o País está à beira do colapso; e exporta-se mais, sim, mas uma parte disso é uma coisa extraordinária: é ouro! Ouro! As famílias estão a desfazer-se do seu ouro!

Isto, esta gente do Governo, não é gente de bem. Que não são inteligentes já o sabíamos, que não têm escrúpulos, também. Mas as falhas são ainda mais graves, parece também faltar-lhes um pingo que seja de patriotismo, de lealdade, de humanidade. 

Espero que os Deputados e o Presidente da República arranjem maneira de tirar de lá, urgentemente, esta gente na qual não se consegue descortinar moral, competência, carácter.

Quanto a Paulo Portas só espero que, quando o Governo for ao ar (porque vai... ah não tenhamos dúvidas que vai...!), tenha a decência de ficar fechado em casa para não corrermos o risco de nos cruzarmos na rua com uma criatura que parece que vende a alma ao diabo por pouca coisa, para ser ministro, mesmo que seja ministro de governos chefiados por gente muito pouco qualificada. Ou então, saia já! Saia e esfregue o programa do PSD na cara de Passos Coelho - e, de preferência, faça-o em directo na televisão (mas, se me permite o conselho, assoe-se antes).

Para nos atemorizarem, acena-se agora com a falta de alternativas. Dizem que, sem isto, não haveria nova tranche de dinheiro. Não sei se é mesmo assim ou se isto é conversa de cobardolas. O que sei é que há um ano e meio que lá estão e não têm feito outra coisa senão dar cabo do país. Agora é que vão nomear um grupo para ver não sei o quê. Só agora?! Que incompetência, que desleixo, senhores. Não fizeram nada do que deviam ter feito e onde se puseram a ter ideias próprias só fizeram asneira e da grossa. 

Há sempre alternativa. Há muitas alternativas. 

O que não há é nada a esperar de tamanhos incompetentes. 

Deixo para o fim um outro aspecto que me chocou, que, até, me enojou: a forma como aquele Gaspar, que anda a gozar connosco, disse que este anúncio de roubo era em nome da liberdade e do futuro e mais não sei o quê. O que eu gostava de escrever estas palavras mil vezes numa folha branca e, a seguir, amarrotá-la e enfiá-la pela goela abaixo daquele sujeito, para ver se ele nunca mais ousa dizê-las em vão...!

*

Um dos aspectos mais dilacerantes deste filme é o facto de, no início, o búfalo estar de pé e, sentindo-se atacado, se deitar para se deixar estar sossegado, passivo, enquanto dois leões o devoram. Vê-mo-lo vivo, pacientemente aguardando que os outros se saciem. 

Assim estamos nós. Contudo, espero que por pouco tempo.





**

Hoje estava com vontade de continuar a história de Lídia mas, face a mais este desvario do Governo de Passos Coelho, tive que sujar as mãos.

No entanto, caso vos apeteça espairecer um pouco, permito-me sugerir que visitem o meu Ginjal e Lisboa. Ao som de Corelli, as minhas palavras de hoje são de súplica e lamento, ou seja, na verdade também um pouco tristes, fazendo companhia a um belo poema de Alice Vieira.

**

E é isto. Mas, apesar de tanta ameaça que paira sobre nós, desejo-vos um belo dia!

16 comentários:

  1. Cara UJM:

    Situação muito complicada...

    Venho dizendo isso há já bastante tempo no blog "Traçados sobre nós", já antes em dois livrinhos de Poesia...

    Seria bom que bons viessem os ventos e outros fossem os tempos...

    Saudações cordiais,

    J. Rodrigues Dias

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Ouvi o discurso de Vítor Gaspar e fiquei mais uma vez aterrorizada. Estamos a ser devorados vivos sem dó nem piedade, como o pobre búfalo.
    Mas quem é que põe mão nisto?
    Devia de se criar já, um Governo de Salvação Nacional, antes que paguemos imposto sobre o ar que respiramos, pois já andamos todos sufocados.
    O seu artigo foi muito bem ilustrado. Esperemos que haja uma reviravolta rápida para acabar todo este suplício.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nosferatu Gaspar é apenas o executor dos que nos estão a sugar.

    Tenha uma boa noite (se conseguir)

    ResponderEliminar
  4. Caro J. Rodrigues Dias,

    Bem sei que vem dizendo isto mas quem ouve os avisos de um poeta? Ou quem ouve os avisos de alguém que manuseia honestamente os números e os sabe interpretar?

    Mas sabe o que eu acho? Se os cercarmos com a nossa indignação, eles não se vão aguentar. Têm que se ir embora rapidamente antes que destruam o país. Eu quero bons ventos e bons tempos para o meu País.

    Obrigada pelas suas palavras.

    Saudações cordiais, Caro J. rodrigues Dias!

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Eduardo,

    Ficou a minha Amiga aterrorizada e fiquei eu. E quanto mais penso no que ouvi, mais aterrorizada fico. E ainda não sabemos tudo. Mas, do que se sabe, isto vai ser catastrófico, isto vai arrasar o país.

    Isto a mim revolta-me. Não posso aceitar isto.

    Eu ainda estou com esperança que estes sujeitos sejam rapidamente apeados, que cavaco faça alguma coisa, que pegue numas quantas pessoas capazes e as ponha a gerir o País. Pior que isto não pode ser porque isto é abaixo de mau, credo.

    Já fui ao meu texto e já o acrescentei porque, à medida que penso, mais me apetece desmascarar esta incompetência e malvadez.

    Obrigada pelas suas palavras, Maria Eduardo, e um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Ai jrd, como é que eu vou dormir bem com estes sujeitos à frente do País...?

    Mas será que não há ninguém com poderes para impedir que ignorantes encartados ou delinquentes reincidentes tomem um país de assalto?

    Uma abraço, jrd.

    ResponderEliminar

  7. Bom dia, UJM

    A sua exposição toca em todos os pontos desta situação, que mais parece um filme de terror. E ainda estamos a falar do grosso da questão.Quando chegarem as especificações, as particularidades, à aplicação pura e dura destas medidas alucinadas e alucinantes, é que vamos ver como é que se arranca a pele a um povo inteiro e o que vai doer.
    E isto vem na linha do que nos mostra neste filme. Impressionante.

    Beijos.

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Valente! Concordo com tudo o que está no texto. Estão a cavar uma enorme vala comum. Tudo o que fizermos contra este governo de incompetentes e ainda por cima de gente cruel, é legítima defesa. Tenciono defender-me.
    Um abraço,
    TBM

    ResponderEliminar
  9. Amiga:
    A comparação com o búfalo é horrível, mas verdadeira. Até os ossos nos roem.
    Bom artigo político.
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Olá Olinda,

    Dou-lhe toda a razão. Deste governo já tudo se pode esperar porque para eles o objectivo à agradar aos mercados ou à Merkel ou ao ministro da Merkel. As pessoas para eles são objectos maçadores que não conseguem enfiar nos modelos e que, portanto, só lhes complicam a vida.

    Uns são piegas, outros cigarras, outros são uns absolutamente ignorantes - ou seja, nada disto corre bem cá dentro porque somos uns seres que só empatam a esperteza do Gaspar e do Coelho e de outros ignorantes que tais.

    E quando pensamos que lhes demos uma lição com as enormes manifestações, o que verificamos a seguir? Que, danados da vida, engendram vinganças que são piores do que as medidas anteriores. São incompetentes, vingativos, más pessoas.

    Não sei como, mas alguém vai ter que nos livrar rapidamente desta gente.

    Um beijinho, Olinda, e um bom feriado!

    ResponderEliminar
  11. Olá TBM,

    Muito obrigada. Estou 'varada' com esta gente. A falta de qualidade desta gente, a todos os níveis, é aterradora: ignorantes, incompetentes, más pessoas.

    Contra a opinião de toda a gente, esta gente continua a arrasar o país e os portugueses, estão-se nas tintas para toda a gente, acho que não ouvem ninguém, só se ouvem uns aos outros.

    E Paulo Portas está a fazer um papel inqualificável. O que é que ele está a fazer naquele governo? Nada. Não faz nada e vai conseguir destruir o CDS porque nas próximas eleições o CDS vai ser severamente castigado.

    Não sei como fazer... mas, da minha parte, escreverei até que as mãos me doam.

    Um abraço, TBM e um bom fim de semana prolongado.

    ResponderEliminar
  12. Olá Mary,

    Aquele filme é horrível. Mas eu também acho que é isto que nos está a acontecer. Dão-nos uma dentada quando aumentam o IVA, dão-nos uma dentada quando nos cortam o ordenado, dão-nos uma dentada quando nos roubam os subsídios, dão-nos uma dentada quando nos aumentam o IRS, dão-nos uma dentada quando aumentam o IMI. E as pessoas vão entregando as casas, tirando os filhos dos colégios, deixando de comprar medicamentos, vivendo da caridade das famílias. Quietas como o búfalo.

    Até nos roem os ossos, é isso mesmo.

    Um abraço, Mary, e desejo-lhe um bom feriado.

    ResponderEliminar
  13. ERA UMA VEZoutubro 05, 2012

    Olá Jeitinho

    Subscrevo tudo o que disse.

    Em Setembro reinou a arrogância. Em Outubro mudaram a forma mas agravaram ainda mais o conteúdo.
    Quando ouvi hoje o insípido ministro dizer que "somos o melhor povo do mundo", aí parei. Alto lá. Não é que o burgesso até tem razão???

    Somos mesmo.
    Apenas porque ele ainda ali está, não é???

    Querida amiga:
    O que ele queria dizer era ligeiramente diferente.
    Pensou pensou, em pessoas(imagine-se) e concluíu:

    Se "os" elogiar não terão coragem para maiores contestações...ora então vamos lá a isto.

    Fiquei na dúvida se devia rir ou chorar.
    Certeza, só uma.
    Soou-me:
    "Vocês são a carneirada melhor que me podiam ter dado.Obrigada meus queridos idiotas".

    (Ai...que me sobe a tensão!!!)

    E já agora:
    Se a classe média tem a seu cargo pagar esta colossal dívida, custe o que custar, se tiver de desistir da casa que construímos com o agravamento tresloucado do IMI(já não basta o resto)sonhada, desenhada e construida apenas com o nosso trabalho e algum apoio bancário, há muito pago, se educámos os filhos com o nosso esforço de casal, se aos dezasseis anos já era estudante trabalhadora e quando chegava a casa tinha uma mesa redonda de miúdos a quem dava explicações, EU e TANTOS que tiveram a sorte de ter pais inteligentes que sempre nos disseram que o caminho era o esforço e a cultura, então perante ESTE CASTIGO,o que faço???
    Qual a lição de uma vida???
    Afiro tudo o que aprendi e ensinei?
    Então afinal estava tudo errado?

    Claro que não estou a falar só de mim.Nem pensar. São milhões.Para outros será bem pior.
    A questão é o conceito implícito de CRIME E CASTIGO.

    Porquê? Que mal fizémos???E os outros?Bem, temos quinze dias para pensar essa coisa.

    Please, alguém explica?Aliás ACODE?

    ResponderEliminar
  14. É revoltante o que estão a fazer ao país e a todos os cidadãos honestos.

    Haverá recuperação?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Era uma Vez,

    A sua revolta é a minha.

    Chegam estes sujeitos, uns ignorantes, outros uns académicos inexperientes, outros uns espertalhaços, e viram o País do avesso? Com que direito destroem os nosso valores e princípios, as nossas esperanças, o futuro dos nosso filhos?

    Eu respondo: nenhum direito! Ninguém lhes conferiu direito para isto.

    Quem votou neles, votou para eles fazerem o que diziam que iam fazer. Por isso, estão a actuar em absoluta ilegitimidade.

    Eu comecei a trabalhar aos 20 anos e o que temos, temos pelo nosso trabalho. Não aceito que uns incompetentes que nem negociar sabem, uns servis, uns impreparados, venham agora predispor-se a ficar com grande parte do que ganho, que venham sacar ainda mais dinheiro pelo IMI e já para não falar no IVA (que vou ao supermercado e são sempre umas contas de assustar). Não aceito eu nem aceita o País inteiro.

    Uns sujeitos que já nem à rua podem sair, que têm a população toda a odiá-los, estão ainda lá a fazer o quê?

    Cá para mim, não se aguentam muito mais tempo.

    Um beijinho, Erinha!

    ResponderEliminar
  16. Olá Isabel,

    Cada dia que passa mais difícil é a recuperação. Por todos os motivos, é urgente tirá-los de lá senão vendem o país a patacos, destroem tudo, as empresas e as lojas estão a fechar à força toda, as escolas particulares estão a ficar sem alunos e com dívidas enormes e isto é como um castelo de cartas.

    Paulo Portas, se fosse patriota, saía do governo e obrigava Cavaco Silva a encontrar uma solução para isto.

    Mas como prefere armar-se em vítima, vamos ter que aguentar mais mas, acredito, não deve ser por muito mais tempo.

    Um beijinho, Isabel.

    ResponderEliminar