sábado, março 15, 2025

Alguém consegue explicar porque é que ao grande Rangel deu a pica no day after?
Ao Rangel e, pelos vistos, ao Montenegro e, provavelmente, a todo o ex-Governo

 

Depois de a malta do Governo andar a baldar-se a reuniões europeias da maior relevância -- como as realizadas recentemente sobre o rearmamento da Europa ou sobre a guerra da Ucrânia (fosse para Montenegro ir jogar golf com o amigo Violas ou por outras razões lá deles) --, eis que, depois o mesmo ir abaixo, o Rangel resolveu armar-se em não sei o quê e apresentar-se em Kiev. Nem sei o que me faz lembrar. Vê-lo por ali a fazer não se sabe bem o quê só me constrange. É como se um noivo, depois de a noiva o ter rejeitado no dia do casamento, a seguir, todo lampeiro, se apresentasse para ir gozar a lua de mel. Figuras tristes.

É como a malta do Governo ter frequentado um curso sobre Transparência no dia a seguir ao governo ter caído por não merecer a confiança do Parlamento (por, justamente, o Montenegro ser tudo menos transparente ou confiável).

Falta de noção. Cenas muito macacas.

E, que nem de propósito, depois de eu, ontem, a propósito das dúvidas que, há uns meses, se levantaram sobre benefícios fiscais potencialmente indevidos por parte do Montenegro (quando fez aquela sua casa à beira da praia, com seis andares, seis casas de banho, elevador interior), ter referido a falta de transparência dele quando, num daqueles números em que é exímio, se tinha apresentado com um dossier cheio de papéis, hoje leio que, na realidade, não forneceu as facturas à PJ... Um artista. 

Muito transparente, de facto.

E li e ouvi também que a Câmara de Lisboa travou vistoria às obras nas casas de Montenegro em Lisboa, aparentemente feitas sem licenciamento (quando são obras que mexem com a estrutura do edifício ao abrir um buraco na placa de divisão entre pisos). Tudo situações muito transparentes...

[Não costumo ser cusca mas ainda hoje, ao ouvir comentar que ele deve ter uma grande fortuna para ter feito aquela casa exorbitante em Espinho e pouco depois ter comprado a pronto dois apartamentos no centro de Lisboa, fiquei curiosa sobre a sua declaração patrimonial]

O que é bizarro é vê-lo por aí, todo pimpão, com aquele sorrisinho cínico, como se os portugueses todos não olhassem para ele como o chico-esperto, o flausino, o habilidoso.

O trumpismo é uma virose que atravessa fronteiras e que contagia as pessoas mais vulneráveis, mais permeáveis à falta de vergonha.

22 comentários:

  1. Bem fazia o Sócrates que não andava por aí “todo pimpão”; ficava em casa à espera que o motorista lhe levasse os envelopes com “fotocópias”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sócrates deve ter mel para tanta gente se manter obcecada por ele, ano após ano...

      Eliminar
    2. É linda aquela foto do cartaz do Chega com os dois, não é? Igualitos. Casadinhos na marosca.

      Eliminar
  2. Mas o socrates foi investigado e julgado em praça pública. Nao estou a comparar, ainda, mas concordo consigo, muito haveria a descobrir. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Aos Caros Comentadores que têm uma curiosa fixação em Sócrates pergunto: defendem que ao Montenegro aconteça o mesmo? Que seja detido com as televisões em directo a mostrarem o espectáculo? Que seja preso preventivamente durante meses? Que sejam divulgadas escutas?
    É que, ao compararem um com o outro, parece que é isso que estão a sugerir. Mas, nesse caso, façam esse pedido directamente ao Ministério Público.

    ResponderEliminar
  4. Não se pode comparar Montenegro a Sócrates, um não é acusado de nenhum crime, o outro, levou o país à Bancarrota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela n-ésima vez: era orientação da UE o desenvolvimento económico, mesmo que isso implicasse aumento da dívida. Veio a crise financeira internacional que afectou todos os países que tinham dívidas publicas relevantes. Portugal e vários outros países, incluindo a Irlanda (citada em todo o lado como um bom exemplo desevolvimentista). Querer culpar o Sócrates duma crise que afectou tantos países é falta de conhecimento ou má fé?

      Eliminar
    2. Um não é acusado de nada...para já. É esperar.

      Há aquela história da exclusividade dos cargos públicos, depois há a empresa que não se percebe bem se é apenas uma empresa de fachada, se teve actividade ou se tinha o que é que fazia.

      Dito isto noto que o Correio da Manhã traz cada dia uma novidade. Esta de hoje sobre o castigo aos funcionários públicos tem que se lhe diga. Presumo que a ideia seja correr com o homem de Espinho para abrir alas ao Arcanjo de Massamá de mão dada com Santo André dos descamisados.

      Eliminar
  5. UJM
    Os ressabiados de direita jamais largam Sócrates porque este "marmanjo" destruiu três lideres do PSD. Só os grandes lideres têm o poder de dividir sociedades. Sócrates foi, é, e será sempre um líder que a direita - e já agora, os idiotas uteis do BE e PCP, e os costistas que não se ficam atrás a começar pelo videirinho Costa- têm um medo que não disfarçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ccastanho. Concordo com quase tudo. Mas tenho uma boa impressão de Costa. Parece-me um político inteligente, trabalhador, dedicado, hábil, forte na negociação.
      Um bom sábado!

      Eliminar
    2. Mas como não entender? A UE também mandou falir a PT, locupletar-se com milhões e viajar para Paris assentando arraiais no XVI!

      Eliminar
    3. Isso é q para aí vai uma confusão. O Caro Anónimo é daqueles que gosta de misturar alhos com bugalhos, certo? Daques que acham que somar 4 gatos com 3 cães é igual a 43 sapatos, certo...?
      O Chega parece-me um partido à sua medida. Certo?

      Eliminar
  6. Longe de mim, comparar estes dois casos. Aliás, nunca achei bem, o julgamento vergonhoso em praça pulbica e quebra do segredo de justiça. Só falei do caso, para contrapor o
    primeiro comentário. De resto, concordo com tudo que tenm escrito sobre os acontecimentos atuais. Confesso que me sinto irritado com esta crise politica. Mas, montengro queria eleições e ponto. Porque não assumem de uma vez, sem colocar culpas nos outros, em particular, no PS. Desculpe o desabafo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Fixação? Nem pensar. Enquanto um é uma criatura do sistema promíscuo entre política e interesses, o outro é um biltre mandante de uma associação de malfeitores que procurou capturar o estado para interesse próprio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Make my day... Desenvolva lá melhor a sua ideia que me está a apetecer rir.

      Eliminar
    2. Não entendeu?

      Eliminar
  8. Ainda não parei de rir, arranjam com cada desculpa para como diz o anónimo, bando de malfeitores. Tirem a pala dos olhos

    ResponderEliminar
  9. Gabo-lhe a pachorra ao responder a anónimos que vivem nas sombras e que não merecem o seu desgste. Terão medufa de quê?
    Tenha um ótimo domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Quem se subscreve como UJM não deveria merecer contraditório

      Eliminar
  10. Olá Anónimo que fala, fala, mas não explica nada. Não quer desenvolver a sua ideia? Desenvolva lá, make my day...

    ResponderEliminar
  11. Podem exercer contraditório à vontade. Há dias em que não tenho tempo ou disposição para responder. Mas leio sempre. E gosto de ler mesmo quando dizem coisas com as quais não concordo nem um bocadinho.
    Só me aborreço a sério e não publico quando são ofensas racistas, homofóbicas ou coisas assim.
    Mas contestem à vontade. Às vezes divirto-me imenso. A sério.

    ResponderEliminar