quinta-feira, junho 28, 2018

O que diz uma assinatura?


Uma assinatura provocadora, irreverente, diferente, ascendente, solar, bem disposta.
Pablo Picasso, uma pessoa ímpar.


Quando estudei grafologia no Centro Nacional de Cultura com o Mestre Alberto Vaz da Silva aprendi a 'ler' o que dizem as assinaturas. Mas não são apenas as assinaturas em si que falam dos seus autores mas, sim, como se comparam com o texto, onde se localizam na página, etc. Contudo, mesmo não tendo aprendido a teoria e a prática da coisa, se prestarmos atenção, qualquer pessoa pode verificar que grande parte das assinaturas fala por si.

Uma assinatura que é uma coisa em forma de assim, a bold, agressiva, esquinada, toda ela a impôr um forte 'quero, posso e mando', um impostor

De vez em quando, alguém que muito bem conhece este meu interesse, sem me dizer de quem é, mostra-me uma assinatura e pergunta: 'O que tem a dizer-me desta pessoa?'  E eu disparo: um infantilóide ou alguém que não é de fiar ou um farsante de primeira ou uma pessoa séria ou uma pessoa solar. Geralmente ele confirma: também me parece.

Uma assinatura que, a bem dizer, não é nada: um faz de conta, uma tentativa de qualquer coisa mas hesitante, meio espalhafatosa, meio parva

Mas, diga-se, geralmente, só me sinto à vontade para responder assim às cegas, descontextualizando a assinatura do resto, quando não sei de quem é pois, se souber, receando deixar-me influenciar pelo que já conheço da pessoa, prefiro abster-me.

Uma assinatura sem disfarces, simples, aberta, humilde mas não subserviente. Gandhi.

O que vos mostro aqui são as assinaturas de algumas pessoas que todos conhecemos. Cada um que ajuíze por si mas arrisco-me a dizer o que, sem rede, me ocorre. Mas, note-se, não é uma análise como deve ser, são meros palpites. 


No artigo de onde as retirei dizia que a mais estranha (que confundia quem a via) era a Angelina Jolie. Confirmo que é estranha. Dir-se-ia que uma pessoa emocionalmente escorreita e segura do seu valor não faria uma assinatura tão desacertada.


Uma que sempre me surpreendeu foi a de Marilyn Monroe. Pela imagem que mais se lhe colou à pele, eu seria levada a esperar uma assinatura com letras quase infantis, desenhadas para querer parecer 'adulta' ou com alguma hesitação ou pontinhos ou qualquer coisa que denotasse alguma insegurança interior, disfarçando através de uma manobra de diversão. Mas, pelo contrário, é toda ela um statement, afirmativa, forte, revelando um forte querer e uma assunção de si própria. E... no entanto... como sabemos, qualquer coisa nela se perdeu, se quebrou.


Ainda no outro dia falei de Johnny Depp. A assinatura mostra bem a disparidade que existe entre as suas personas. Muita coisa e nenhuma. Alguma leviandade. E no sentido descendente.


Uma assinatura que revela um esteta, um elegante depurado, um criativo com gosto de se lançar em altos voos. David Bowie, um ser notoriamente alado.


A assinatura de uma pessoa que se quer afirmar por si, apenas por si, por si em ponto grande -- mas com um nó a prender-lhe a vontade. Amy Winehouse.


A sinistra assinatura de Der Füher. Uma lâmina sempre a meio, um sentido mais do que descendente, quase a enterrar, uma maldade pequenina aplicada com muita força. Hitler, o bandido-mor.

.............................

Bem. Não vou continuar senão isto fica um lençol imperdoável. Mas isto da grafologia é um tema que me entusiasma. Curiosamente, como creio que já aqui o confessei, não consigo analisar nem a minha assinatura nem a minha escrita. Nada. Não consigo. Nem quero.

3 comentários:

Graça Sampaio disse...

O que uma assinatura diz de nós! Ou não...

Quanto ao tempo em que a televisão eram apenas dois canais, ou um apenas - eu vivi até aos dez anos sem que houvesse televisão aqui no país. Liamos dois jornais por dia: o matutino e o vespertino e sabíamos apenas o que o ditador deixava que soubéssemos... Outros tempos.

Um Jeito Manso disse...

Olá Graça!

Para começar: gosto de visitar o seu blog. O seu sentido de humor e a sua visão optimista da vida (apesar dos pesares) agrada-me imenso.

Quanto a isto: de facto, já viu bem o que as coisas mudaram em tão pouco tempo? No outro da, quando me esqueci do telemóvel no carro da minha filha e fiquei a sentir-me incontactável e quase perdida no mundo, sem poder contactar seja quem fosse e sem poder ser contactada, pensei: 'Caraças, mas eu já vivi assim e sobrevivi...' mas a verdade é que fiquei mesmo atrapalhada.

E os jornais e a censura e tudo isso... parece coisa pré-histórica, não é? E, no entanto, nós vivêmo-lo, não foi?

Abraço (e saúde!)

Anónimo disse...

Adorei a assinatura da Marilyn Monroe. É uma bofetada na cara porque esperamos outro tipo de grafia. Toda ela é harmonia e segurança. Ela sabia bem quem era e o que estava ali a fazer, apesar de tudo.
A do David Bowie parece uma escultura. Gostei também.
O Mel Gibson assina como é por dentro: uma grande confusão, não sabe para onde ir, coitado. A do J Depp é parecida com a deste.
A do Trump parece uma linha de tropas, pronta para atacar.
A Angelina Jolie é quebrada sem chegar a ser cortante.
A do maldito Hitler é horrível, cruel, pequena, mesquinha, um verdadeiro psicopata.
Gostei muito desta partilha :)
Elisabete