segunda-feira, agosto 18, 2014

Mondego por Daniel Pinheiro, um talentoso wildlife filmmaker


Mão amiga, a quem agradeço, fez-me chegar um belíssimo vídeo. Transcrevo o texto que o acompanhava:

O filme MONDEGO é o projecto final do mestrado de DANIEL PINHEIRO, em Wildlife Documentary Production da Universidade de Salford, onde teve aulas com Sir David Attenborough, Paul Reddish, Niel Lucas e outros nomes da BBC Natural History Unit, Bristol.


O filme foi classificado com uma distinção e o próximo passo é concorrer a festivais desta especialidade na Europa.


Tendo ficado surpreendida com a qualidade do filme, fui à procura do Daniel Pinheiro. Encontrei-o no seu site e fiquei agarrada. A beleza que ele consegue captar deixa-me emocionada. 


Tornado of Colour - Aflutter Along the Iguazu


Também fiquei agradavelmente surpreendida com a frase de pura humildade com que apresenta a sua vontade de trabalhar:

Estou disponível como produtor/realizador, operador de camera e operador de som em documentários de vida selvagem e outros conteúdos envolvendo história natural.


Sugiro pois que se deleitem como eu me deleitei não apenas com este documentário como com o resto da obra deste jovem e talentoso wildlife filmmaker. 

Tomara que o Daniel tenha muita sorte na sua vida, tomara que alguma (ou algumas) televisão o contrate, tomara que a sua obra ganhe asas e tomara que ele sinta a cada momento a alegria de captar a beleza e a vida tais como elas são.




Do Vimeo, transcrevo em inglês  tal como lá está:

Awards:

  • Prize Seeds of Science Special 2012 na Gala da Ciência
  • 1st prize category Nature and Wildlife at Arrábida Film Festival
  • 1st prize category Lusófonia-Panorama Regional at Cine'Eco
  • 3st prize category Documentary at Festival de Curtas Metragens de Faro
  • Finalist at Madeira Film Festival
  • Transmitted by SIC, Portugal with 31% of share
  • Exhibition in the Summit RIO+20, United Nations Conference of Sustainable Development, Rio de Janeiro 2012, representing the portuguese biodiversity.
  • Final Project of my Masters´s Degree in Wildlife Documentary Production from the University of Salford. 
  • Film marked with a distinction. Filmed in Portugal during May/June 2011. A voyage by the Mondego river´s wildlife from the mountains to the sea.


Synopsis 
A river acclaimed by poets and songwriters, closely entwined in the History of Portugal. As its waters merge with the sea, a small stream, hidden in the high mountains of Serra da Estrela, continues to ensure the Mondego breathes life into its great variety of habitats and wildlife.


___


Boa sorte, Daniel, e muitos parabéns!


1 comentário:

Anónimo disse...

Meus avós contaram-me, um dia mais tarde, que quando eu era miúdo e tinha ido com eles passear pela Serra da Estrela e visitado o “Mondeguinho”, lhes perguntara se eu pusesse uma mão a tapar aquela água da nascente do rio e nunca mais o deixasse correr, se o rio não deixaria de existir. Eu próprio me recordo dessa cena, já não sei que idade teria. Não conhecia este Daniel Pinheiro, fiquei a conhece-lo através deste filme. Fascinante! Que belo filme. E os outros que produziu são igualmente bons. Ainda bem que temos quem saiba promover tão bem este nosso maravilhoso país. Um dos pequenos prazeres que tenho, sempre que posso, a caminho da aldeia onde temos a nossa casa de família, na Beira-Alta, é parar em Coimbra e ali, nas esplanadas junto ao Mondego, usufruir daquela calma e daquelas vistas enquanto se toma uma bebida, com o Mondego ao nossos pés. Miguel Torga escreveu umas belas palavras sobre este nosso rio.
P.Rufino